O Piano de Antonio Luiz Barker
Entre o erudito e o popular, a trajetória do músico radicado em Campos do Jordão
Muito criança, ele foi numa festa na casa da avó e se encantou pelo piano. Antonio Luiz Barker iniciou os estudos do instrumento aos 4 anos de idade, tendo recebido diversos prêmios em concursos infantis. Depois de contemplado com o prêmio “Jovens Solistas OSESP“, em 1985, passou a tocar na noite paulistana. Dividindo-se entre o erudito e o popular, o pianista também atua como produtor cultural. Barker é diretor musical do hotel Toriba, onde comanda o Toriba Musical.
Educador, Antonio participou da fundação e gestão da Orquestra Popular da UNIBES entre 1998 e 2008, tendo atuado como professor, arranjador e regente de grupos de crianças entre 8 e 15 anos.
Ao piano, acompanhou nomes como Claudia Riccitelli e Sebastião Teixeira. Tocou com Zeli Silva, Tutti Baê e Toninho Horta, apenas para citar três exemplos. Integrou as bandas Havana Brasil e Terra Brasil (tendo gravado três álbuns com este último grupo).
Nesta edição, trasmitida originalmente em 7 de maio de 2022, conheça a trajetória deste instrumentista, que vem de uma tradição de cultivadores da música que remonta ao século 19.
Programa Supertônica
Ouça abaixo a trajetória de Antonio Luiz Barker, transmitida no programa de 7 de maio de 2022
O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
Antonio Luiz Barker ao Piano
Aprecie a música do Diretor Artístico do Toriba Musical
Antonio Luiz Barker interpreta a Fantasia Triunfal de Gottschalk sobre o Hino Nacional Brasileiro